Meu prato favorito: Guisado com batatas

Para mim um ingrediente que sempre foi essencial na cozinha é a batata. Qualquer receita: frita, cozida, assada. Eu adoro batatas. Mas essa minha perdição não pode ser consumida assim, com a boca toda. A batata possui grande índice glicêmico e não pode ser consumida a vontade, me deixando apenas uma grande saudade. Mesmo assim resolvi compartilhar com vocês algumas receitas que eu adoro fazer com batatas. São todas receitas que eu fazia, pois hoje a dieta pegou nossa família em cheio.

Guisado com batatas




Guisado de batatas

Não é feito com o guisado (carne moída), mas chamamos assim aqui em casa. Esta receita é a primeira,  por que foi o primeiro prato que eu aprendi a fazer, com os meus 12 anos. Adoro comer acompanhado apenas de um arroz branco (totalmente proibido, pelo consumo excessivo de carboidratos) e uma saladinha verde.

Ingredientes:
  • 1/2 kg de tatu, cortado em cubos pequenos
  • 1/2 kg de batata, descascada e cortada
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 2 tomates picados
  • Pimentão picado
  • Manjerona fresca a gosto
  • Tempero pronto a gosto
  • Sal a gosto
Modo de preparo:
  • Em uma panela de fundo grosso ou de ferro aqueça o óleo.
  • Coloque a cebola, o pimentão e o alho para refogar.
  • Junte a carne picadinha, o tempero pronto e sal. Refogue até cozinhar (a carne deve ficar bem macia).
  • Quando a carne estiver fritando, junte os tomates e deixe cozinhar até formar um molho ( se necessário acrescente um pouco de água).
  • Prove o sal, a carne deve estar bem temperada, pois a batata tem a tendência de tirar o sal.
  • Coloque as batatas e cubra com água morna. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.
  • Quando a batata estive macia, acrescente a manjerona e desligue o fogo.       
  • Sirva a seguir.                                                                  


Tempo de Preparo:20 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Grau de dificuldade:Fácil  Médio Difícil
Rendimento:6 porções
Observação:



Você pode acrescentar chuchu, cenoura,
milho, ervilha, etc. Se você quiser, acrescente
molho de tomate.

Logo eu publico outras. Até mais.

Nenhum comentário